Paris-Orleans-Florianópolis

A visita ao CNRS-Orleans foi ótima, fui muito bem recebido pelo prof. Philippe. Pena que minha câmera ficou sem bateria e não consegui tirar fotos de Orleans. Fica pra próxima.

No começo da tarde eu já estava de volta à Paris, deixei a câmera recarregando em 220 Volts/50 Hz europeu e fui almoçar. As 15 horas eu já estava na estação de metro de Notre-Dame.

O dia não estava tão bonito como o anterior. A chuva estava fria e o vento estava piorando a situação. O passeio não estava muito bom. Mesmo assim eu decidi continuar andando e dar mais uma chance à Paris 😉

Continuei andando em direção à Universidade de Paris, queria conhecer a Sorbonne. Logo encontrei um prédio interessante, onde havia una aglomeração de pessoas como se fosse um tipo de manifestação, era o Hotel de Ville.

Com um pouco de boa vontade, e zoom ótico, a gente pode ver o lema da revolução francesa.

O passeio estava começando a melhorar, mas a chuva não dava trégua. Decidi comprar uma capa de chuva. Vi uma legal com o desenho da torre Eiffel na costas. Na vitrine era bonita. Entrei na loja e fui atendido por um paquistanês, provavelmente, ele falava um inglês tosco. Comprei a capa e fui embora, quando fui usá-la percebi que o desenho era outro. Atitude típica de trambiqueiro, me lembrou muito certos indivíduos de Ciudad del Este…
Desenhos a parte, a capa serviu para o seu objetivo principal, eu já não estava me molhando mais. Fui caminhando e logo passei por mais uma ponte sobre o Rio Sena, estava entrando na Ile de la Cite. Nesta, como em muitas outras, haviam muitos cadeados. As várias pontes sobre o Sena tem dessa. Deve ser mandinga de turista 😉

Continuei caminhando, com chuva, em direção à Universidade de Paris. Passei pela Fontaine Saint Michel e continuei em direção ao sul. Esta região do 5º Arrondissement é muito agradável, com muitos cafés e com o ar ainda mais cosmopolita. O Boulevard Saint Michel é cheio de livrarias e de cafés universitários. Mais um pouquinho e cheguei na Sorbonne.

Gostei muito desta região de Paris. Quando voltar à Paris com certeza vou à Sorbonne novamente, pelo menos no café 😉
Projeções a parte, o passeio precisava continuar. Apesar da chuva não dar trégua, o frio e do cansaço eu continuei. Resolvi para em um café. Escolhi um bem simpático em frente a Fonte de Saint Michel. Tomei um belo café e recarreguei um pouco as baterias. Alguma coisa me dizia que o tempo iria melhorar…

Com as baterias recarregadas fui em direção à Torre Eiffel. Queria muito subir até o topo e ver a cidade luz por inteira. Fui caminhando pela bela avenida costeando o Rio Sena, sem pressa, curtindo o visual e conferindo os prédios, os hotéis, as lojas. Tem muitos antiquários e sebos. Ah se eu tivesse mais tempo..Estava com a mesma sensação que tive em Roma: eu estava me torturando, dois dias para conhecer Paris era sacanagem 😉

Passei pelo museu d’Orsay. Tree jolie!

Mais uma ponte cadeada.

Por do sol na ponte cadeada.

Cena de filme.

Depois da sessão fotos aleatórias do cotidiano parisiense continuei em direção à torre Eiffel. A próxima foto eu tirei na avenida que costeia o Sena, realmente um lugar muito agradável.

Mais um pouquinho e voilà, torre Eiffel!

O dia no final acabou sendo perfeito, a chuva espantou a turistada. Mas eu, como bom brasileiro não desisto nunca, cheguei na torre Eiffel na hora em que abriu o tempo e não tinha fila nenhuma. Normalmente tem uma fila imensa pra entrar na Eiffel..me dei bem 😀

Fiquei apreciando e logo iniciei a subida…

Uma coisa é a torre Eiffel de dia, outra é a noite. Espetáculo lindíssimo!
Nas duas últimas fotos está em destaque o Trocadéro.
A última foi uma façanha, cliquei bem o momento em que passava o canhão de luz da torre.

Fiquei curtindo mais um pouco o visual e comecei a descida. Bem que poderia rolar um rappel 😀
Chegando em terra, me encaminhei pro Trocadéro. O local é repleto de turistas com muitas câmeras. Os flashes não param nunca…

Nesta noite em particular a lua cheia deu o ar da graça, o passeio foi animal! A vista do Trocadéro é fantástica. Mas os caras conseguem deixar ainda melhor…

Nessa hora rola o maior frisson, todo mundo começa suspirar e tirar fotos freneticamente. É realmente um momento mágico, é alucinante! Só quem esteve lá pra saber…

A noite estava muito agradável mesmo. Eu andei mais um pouco com a lua de prata bem em cima da Esplanade du Trocadéro. Coladinho na esplanada tem vários cafés, alguns muito chiques e muito bem frequentados..Na próxima vez em Paris vou voltar nesse pico com certeza.
Respirei um pouco mais aquele ar mágico nos arredores da torre Eiffel, peguei a linha 5 do metro de Paris e fui direto pro Hotel. Cai na cama feito uma pedra…Coisa boa.

Levantei cedinho, peguei o Le Figaro, li as primeiras noticias da França e tomei meu café. Logo parti e estava no avião em direção à Lisboa.

O dia estava muito bonito, aos poucos fui me despedindo do velho continente…

Próxima parada Florianópolis, ô gajo!

Deixe um comentário